Pedagogia

Pedagogia
Como é bom ser educador

domingo, 14 de novembro de 2010

TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA

UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL
(UNIDERP)



ALESSANDRA FRANCISCA DA SILVA
ALEX VIANA DA SILVA
DAIANI CRISTINA CERUTTI
ÉRICA NASCIMENTO VIEIRA











TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA






















Campo Grande-MS
Novembro- 2008


ALESSANDRA FRANCISCA DA SILVA
ALEX VIANA DA SILVA
DAIANI CRISTINA CERUTTI
ÉRICA NASCIMENTO VIEIRA












TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA


Trabalho apresentado para o curso de Pedagogia no 2º semestre para a disciplina: Fundamentos da Didática visando apresentar questões sobre a Tendência Liberal Tecnicista sob a orientação da profª. : Jória Pessôa














Campo Grande-MS
Novembro-2008
Pedagogia Liberal

Na Pedagogia Liberal a escola tem como função, preparar os indivíduos para o desempenho de seus papéis sociais e sempre de acordo com as aptidões de cada um.

Pedagogia Liberal Tecnicista

Foi introduzida no Brasil, entre 1960 e 70. O homem é considerado o produto do meio, a sua consciência é formada pelas suas relações com os outros.
Na escola o objetivo era adequar o sistema educacional as propostas econômicas e políticas, que na época era o regime militar, preparando-os para a mão-de-obra, para o mercado de trabalho.
Adequando as exigências da sociedade industrial e tecnológica, preparando o indivíduo para o mercado, onde é valorizada a tecnologia e não o professor. O professor é somente um elo entre os ensinamentos e o aluno.

Conteúdos de Ensino

São informações, princípios científicos, leis estabelecidas e ordenadas numa seqüência lógica e psicológica por especialistas.
É matéria de ensino, aquilo que ao conhecimento é observável e mensurável com uma ciência objetiva eliminando qualquer sinal de subjetividade.
O material instrucional encontra-se nos manuais, nos livros didáticos, nos módulos de ensino, nos dispositivos audiovisuais, etc.

Métodos de Ensino

São procedimentos e técnicas usadas para assegurar a transmissão para a recepção de informações. O professor deve modelar respostas objetivas.
A principal tarefa do professor é conseguir o comportamento adequado pelo controle do ensino (chamar a atenção do aluno nas explicações), através da tecnologia educacional, que é a aplicação sistemática de princípios científicos comportamentais e tecnológicos aos problemas educacionais.
Os sistemas instrucionais possuem três componentes: objetivos instrucionais operacionalizados em comportamento observáveis e mensuráveis, procedimentos instrucionais e avaliação. As etapas do ensino –aprendizagem são: os comportamentos terminais através de objetos instrucionais; analise de aprendizagem; executar o programa reforçando as respostas corretas correspondentes aos objetivos.
Seus métodos são programados por passos seqüenciados, empregada na instrução programada nas técnicas de micro ensino, multimeios, módulos inclusive a programação de livros didáticos.

Relacionamento Professor-Aluno

O relacionamento docente-discente corresponde uma relação estruturada e objetiva, no qual os papéis são bem definidos.
O professor administra as condições de transmissão da matéria, conforme um sistema instrucional eficiente e efetivo em termos de resultados da aprendizagem.
O aluno recebe, aprende e aplica as informações.
O professor é apenas um elo, entre a verdade científica e o aluno. O aluno não participa da elaboração do programa educacional, e a comunicação entre ambos é puramente técnica, com objetivo de garantir a transmissão do conhecimento.
Pressupostos de Aprendizagem

O ensino é um processo de comportamento através do uso de reforçamento das respostas que se quer obter. O bom ensino depende da organização e das condições estimuladoras de modo que o aluno saia da aprendizagem diferente de como entrou.
O objetivo é o estudo científico do comportamento; descobrir as leis naturais que presidem as relações físicas do organismo que aprende afim de aumentar o controle das variáveis que o afetam.
Os componentes da aprendizagem são, a motivação, retenção, transferência, decorrem da aplicação do comportamento operante segundo Skinner, o comportamento aprendido é uma resposta a estímulos externos, controlados por meios de reforços que ocorrem com a resposta ou após a mesma.

Manifestações na Pratica Escolar

A pedagogia tecnicista (PABAEE-Programa Brasileiro-americano de Auxílio ao Ensino Elementar) foi introduzida no final dos anos 60 com objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-economica do regime militar: inserir a escola nos modelos do sistema de produção capitalista .É quando a orientação escolanovista cede lugar à tendência tecnicista.
A metodologia tecnicista (planejamento, livros didáticos programados, procedimentos de avaliação, etc.) não faz uma postura tecnicista do professor; o exercício profissional do professor continua com uma postura eclética em torno de princípios pedagógicos nas pedagogias tradicional e renovada. 

























Referências





LIBÂNEO, José C. Democratização da Escola Publica a Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos. São Paulo, Loiola, 15ª edição, 1985.


SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 36ª ed. Campinas, SP: Autores
 Associados, 2003.


__________ Pedagogia Histórica-Crítica: primeiras aproximações. 8ª ed.
Campinas, SP: Autores Associados, 2003.


3 comentários:

  1. Muito bom:Parabéns! gostei .......

    ResponderExcluir
  2. O trabalho está cheio de erros conceituais e teóricos. Qdo for falar de um autor, leia-o. Não é possível falar de Skinner através de Saviani, se for fazer isso deve deixar claro que esse é o ponto de vista do Saviani e não como se fosse o próprio Skinner. Não estranhamente, quando vamos trabalhar em escolas, os pedagogos acabam oferecendo grande resistência com a abordagem, sendo que se informaram apenas através de fontes secundárias. Pode não ser culpa somente de vcs, mas da orientação da professora que pediu o trabalho, mas é bom saber, pq é uma desonestidade intelectual.

    ResponderExcluir